CAPACITAR os participantes para a produção de documentos técnicos oficiais, expressando ideias de modo claro, preciso, conciso e de acordo com as regras oficiais.
Servidores Públicos em geral
ISMÊNIA TIMO DE CASTRO
Professora em Letras há mais de 30 anos. Especialista em comunicação com atuação na administração pública há mais de 15 anos. Pós-graduada em Didática do Ensino Superior pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Pós-graduada em Psicopedagogia pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Graduada em Letras pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Dinâmica de Grupo pela Sociedade Brasileira de Psicologia e Psicodrama (SOBRAP). Professora Aposentada da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF). Coordenou Projetos na área de Educação e atua como professora na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).
Ministrou cursos para servidores do Supremo Tribunal Federal (STF), da Procuradoria Geral da República (PGR), da Advocacia Geral da União (AGU), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), do Banco do Brasil, do Banco Central do Brasil, do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT), do Governo do Distrito Federal, do Ministério da Defesa, do Ministério de Desenvolvimento e Comércio Exterior, do Ministério das Relações Exteriores, do Ministério da Justiça, do Ministério do Planejamento, da Polícia Rodoviária Federal, etc.
Produção de Texto: A necessidade de delimitação do tema. Adequação da linguagem à audiência. O uso da linguagem técnica e dos estrangeirismos. A necessidade de o texto técnico apresentar uniformidade na estrutura, no estilo e na terminologia. Planejamento da redação.
Articulação do Texto: Como escrever e convencer. A elaboração do texto – mecanismos geradores. Qualidades imprescindíveis ao texto escrito profissional. Os níveis de linguagem. Coesão e coerência textual. Estilo e linguagem do moderno texto oficial. Vícios de linguagem. Pronomes de tratamento. Fechos das correspondências.
Vícios de Estilo: Prolixidade. Ambiguidade. Pleonasmo ou tautologia. Cacofonia ou cacófato. Estrangeirismo. Solecismo. Barbarismo. Jargão técnico fora de contexto. Coloquialismo excessivo. Clichês. Chavões.
Argumentação do Texto Escrito Profissional: Macroestrutura do texto argumentativo. Formas de persuasão. Argumentos e contra-argumentos. Planejamento do texto.
Gramática Aplicada ao Texto: Acordo ortográfico da língua portuguesa. Emprego dos pronomes demonstrativos. Erros gramaticais mais comuns na elaboração de um documento. Generalidades da língua culta. Pontuação. Uso do porquê.
Estrutura dos Documentos Utilizados pela Instituição: Ofício. Memorando. Relatório. Parecer Técnico. Nota Técnica e outros de interesse dos participantes.