CAPACITAR os participantes para a produção de documentos técnicos oficiais, expressando ideias de modo claro, preciso e conciso.
Servidores Públicos em Geral
VALDINEY VALENTE LOBATO DE CASTRO
Graduado em Letras e Pedagogia. Possui Doutorado em Letras pela Universidade Federal do Pará com pesquisa nos contos machadianos publicados nos folhetins
fluminenses do século XIX. Interessa-se, especialmente, por estudos envolvendo a prosa de ficção oitocentista e pelas áreas de circulação e/ou recepção do texto literário.
Possui estudos na área da educação com ênfase no ensino de Língua Portuguesa e Literatura. Compõe os Grupos de Pesquisa: Estudos Críticos da Literatura Amapaense e
Ensino de Leitura e Literatura: desafios e perspectivas. Em 2020, concluiu estágio de pós-doutoramento na Universidade do Estado do Rio de Janeiro com estudos sobre a
produção machadiana em periódicos brasileiros oitocentistas. Em 2022, concluiu estágio de pós-doutoramento na Universidade Federal do Amapá com pesquisa intitulada
Leituras e Leitores Amapaenses por meio da circulação dos impressos.
1. Produção de Texto: 1.1. A necessidade de delimitação do tema; 1.2. Adequação da linguagem à audiência; 1.3. O uso da linguagem técnica e dos estrangeirismos; 1.4. A necessidade de o texto técnico apresentar uniformidade na estrutura, no estilo e na terminologia; 1.5. Planejamento da redação.
2. Articulação do Texto: 2.1. Como escrever e convencer; 2.2. A elaboração do texto – mecanismos geradores; 2.3. Qualidades imprescindíveis ao texto escrito profissional; 2.4. Os níveis de linguagem; 2.5. Coesão e coerência textual; 2.6. Estilo e linguagem do moderno texto oficial; 2.7. Vícios de linguagem; 2.8. Pronomes de tratamento; 2.9. Fechos das correspondências.
3. Vícios de Estilo: 3.1. Prolixidade; 3.2. Ambiguidade; 3.3. Pleonasmo ou tautologia; 3.4. Cacofonia ou cacófato; 3.5. Estrangeirismo; 3.6. Solecismo; 3.7. Barbarismo; 3.8. Jargão técnico fora de contexto; 3.9. Coloquialismo excessivo; 3.10. Clichês; 3.11. Chavões.
4. Argumentação do Texto Escrito Profissional: 4.1. Macroestrutura do texto argumentativo; 4.2. Formas de persuasão; 4.3. Argumentos e contra-argumentos; 4.4. Planejamento do texto.
5. Gramática Aplicada ao Texto: 5.1. Acordo ortográfico da língua portuguesa; 5.2. Emprego dos pronomes demonstrativos; 5.3. Erros gramaticais mais comuns na elaboração de um documento; 5.4. Generalidades da língua culta; 5.5. Pontuação; 5.6. Uso do porquê.
6. Estrutura dos Documentos Utilizados pela Instituição: 6.1. Ofício; 6.2. Memorando; 6.3. Relatório; 6.4. Parecer Técnico; 6.5. Nota Técnica e outros de interesse dos participantes.